terça-feira, 28 de junho de 2016

Planos de Manutenção

Olá, tudo bem?

Pra você que descobriu os "Maintenance Plans" ou "Planos de Manutenção" do SQL Server, onde você pode configurar os backups, reorganização diária de índices e tabelas, "shrink" etc...

Simplesmente pare!

Em especial, o "shrink", é extremamente desnecessário, e deve ser utilizado somente quando os registros das tabelas de um filegroup são apagados, e muito espaço foi liberado.

Vejo sistemas por aí, que fazem "shrink" dos databases toda noite... sem comentários.

Não acredita em mim ?

Segue uma referência de respeito, Brent Ozar:
https://www.brentozar.com/archive/2009/08/stop-shrinking-your-database-files-seriously-now/

Então faça um favor ao SQL Server, desligue o "auto-shrink" de todos os databases, e exclua esse Plano de Manutenção automático, que só demonstram a incompetência de quem está gerenciando este ambiente.

Crie um plano de atualização de estatísticas, e comece a monitorar a fragmentação dos índices, pra organizar uma reindexação/reorganização somente dos índices necessários, de forma periódica.

Esta aparente facilidade de gerenciamento do SQL Server, faz com que muitos DBAs deixem de fazer o trabalho básico de observação e compreensão do funcionamento do mesmo, e acabem por deixar as coisas no modo automático.

PS. O(s) fornecedor(es) do(s) software(s) ainda tem acesso ao usuário "SA" ou tem um usuário com a role "sysadmin" ? Passe no RH por gentileza...

Nenhum comentário: